quarta-feira, agosto 16, 2006

MARKETING DE EVENTOS





Você deve está se perguntando... O que tem a ver o novo filme do X-MEN com Marketing de eventos? Pois bem, acho que o marketing é um mutante! Lena, você bebeu? Não, eu estou mais sobria que o Vanucci e o Jeremias juntos. Acontece que o marketing está sempre em mutação. Mais uma: Marketing de Eventos.


Na HSM Management 56- maio-Junho/2006 fala que os profissionais de marketing estão cada vez mais apostando em eventos. Uma pesquisa Norte Americana revela que 70% das empresas consideram eventos parte vital da estratégia de marketing, mas apenas 31% tem informações necessárias para avaliar o retorno sobre investimento. Reportagem da Sales & marketing explica por que cada vez mais as empresas recorrem ao marketing de eventos para atingir os clientes como garantem sua eficácia.


A foto do novo filme do X-Men foi só para ilustrar, muito embora tenha acontecido um mega evento de lançamento do novo filme. Na verdade quero enfatizar que o marketing deveria fazer parte da escola de mutantes do Professor Xavier. O marketing tem super poderes: se adapta em diverso mercados, acompanhar tendências, muda percepção das pessoas, transforma o comportamento do consumidor e muda a imagem de uma empresa.




Falando em maketing de Eventos... A HSM MANAGEMENTE, dá algumas dicas:

1- SEJA DONO DO EVENTO, NÃO ALUGUE

Os dias em que as organizações simplemente inseririam seu logotipo nos eventos alheios estão acabando. O marketing de eventos estão estreitamente associados aos patrocínios, mas as empresas começam a concluir que a promoção de eventos próprios traz benefícios exclusivos.

2- GARANTA ENVOLVIMENTO DA EQUIPE

O envolvimento do pessoal interno em eventos voltados para as clientes constitui parte importante do processo de garantir consistência quando os funcionários travam contato com o mercado. A propaganda boca -a boca não acaba com a venda do produto. Se trabalha para um companhia e faz um péssimo atendimento em um serviço com o cliente, pode destruir a reputação da marca da noite para o dia. A combinação de eventos externos com eventos internos tem um benefício adicional: a redução de custos.

3- APRENDA ESTE SEGREDO: BUSQUE O MELHOR LUGAR.




Assim como ocorre com com a propaganda, o local desempenha importância imensa no sucesso de um evento de marketing. Uma boa regra é lembrar que os consumidores tendem a estar mais recptivos a absorver as mensagens associadas as marcas em locais onde isso é esperado. Muitas vezes, isso equivale aos locais a que eles costuma ir para gastar dinheiro, como shoppings centers, eventos esportivos e festivais de verão.

2 comentários:

Guilherme Roesler disse...

Lena, Parabens! Sua página esta cada vez melhor! Ótimo artigo tambem... Abração, Guilherme.

ps. postei um artigo sobre "Romeu e Julieta" lá no Gazeta. Acho que vai gostar.

De novo, abraços.

Tony disse...

Gostei do artigo e concordo com os pontos citados... é uma tendencia interessante, mas acredito que nao aplica-se totalmente ao Brasil pois nossa realidade é outra, e estes tipos de eventos acabam sendo vistos como "esquentas", seja politico ou de grande movimentaçao economica... e concordo que o mkt é um x-men... eu trabalho na escola p4 [promoçao] mutante Mistica - Publicidade - a das identidades diversas... [heheheheh...]