sexta-feira, agosto 25, 2006

Marketing de Relacionamento
TRANSAÇÃO

A evolução do Marketing representada pelo encontro de dois paradigmas.O Marketing Tradicional com sinais de declínio aparti da década de 80 e o paradigma Relacional que ainda não Chegou ao seu auge, mas vêm Crescendo. (MADRUGA, Roberto. Guia de implementação de marketing de relacionamento e CRM. São Paulo: Editora Atlas, 2004.)

Está sendo uma jornada árdua, tem muitas pedras no caminho. Falar em relacionamento em um mundo compulsivo por capital, é controverso. No Brasil a transação é pedrominante, somentes as empresas que buscam sua sobrevivência no mercado, colocaram o pé na estrada e aderiram ao marketing de relacionamento.

O marketing transacional é orientado para vendas, não existe a preocupação em manter o cliente motivado a repetir a compra. Sua principal filosofia é bater metas de vendas e a fidelidade do cliente não faz parte da missão da empresa.

A transação de vendas deixa o clima organizacional tenso e estressante, isso é percebido através do comportamento dos vendedores, pois eles têm que "bater a meta de vendas" para garantir seu emprego. Por tanto vendem até produtos que os clientes não necessitam. "É uma via de mão dupla". O comportamento do consumidor é volátil, estão atentos ao canibalismo de vendas, percebem o custo x benefício dos produtos e serviços e exigem serem tratados de forma personalizada.

Tenho a convicção que a meta de vendas poderíam está atreladas à fidelização, pois o reflexo de um bom relacionamento está na freqüência, recenticidade e volume de compra dos clientes. Mas se as empresas não gerenciarem sua carteira de clientes, não podem estabelecer metas.

Não podemos deixar a batuta cair. A Banda do Marketing tem que acompanhar o percurso do consumidor moderno. A transação é coisa do passado, mas infelizmente muitas empresas estão estagnadas.
...
Começa a largada para mais um desafio do Marketing, tornar realidade o marketing de relacionamento dentro das organizações.


Que soem as trombetas!

2 comentários:

José Manuel Dias disse...

Marketing one to one...é o futuro.
Apreciei o teu blogue. Os temas interessam-me voltarei.
Abraço de Portugal.

José Manuel Dias disse...

Lena se estiver de acordo...farei o link do seu Blogue.
Abraço